Pular para o conteúdo principal

Pudim de tapioca



Essa receita feita pela Carmem Gonzalez foi a vencedora do concurso de pudins que aconteceu no Mais Você. E é claro que eu não poderia deixar de fazer! Nunca tinha feito pudim de tapioca e confesso que me conquistou! <3

Não sei dizer se é o melhor pudim do Brasil, mas que ele é uma delícia, isso ele é! :)

Ingredientes

Calda
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água


Pudim
1 xícara (chá) de tapioca granulada
1 xícara (chá) de coco ralado fresco
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga com sal
1 l de leite fervente
1 lata lata de leite condensado
1 pitada de sal
4 ovos

Modo de preparo

Calda
Numa panela coloque 2 xícaras (chá) de açúcar e leve ao fogo médio até derreter e ficar com cor de caramelo. Adicione 1 xícara (chá) de água e deixe no fogo até dissolver todo o açúcar.
Retire do fogo, transfira para uma forma de pudim (25 cm de diâmetro X 10 cm de altura) espalhando bem e reserve.

Pudim
Numa tigela misture1 xicara (chá) de tapioca granulada, 1 ½ xícara (chá) de coco ralado fresco, 1 xicara (chá) de açúcar, 1 colher (sopa) de manteiga com sal. Adicione 1 litro de leite fervente, misture cubra com um pano grosso e deixe descansar por cerca de 6 horas. Em seguida adicione 1 lata de leite condensado, 4 ovos e misture bem. Transfira a mistura para a forma de pudim caramelada (reservada acima). Leve para assar em forno médio preaquecido no banho-maria a 180ºC por cerca de 1 hora.
Retire do forno, passe uma faca em volta do pudim e deixe esfriar. Desenforme e leve para gelar.
Sirva em seguida.


OBS: essa massa rende o dobro da massa de pudim comum, então é melhor você usar uma fôrma grande para pudim ou duas pequenas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Naked Cake: chocolate com morangos

A receita de hoje é de um bolo que fiz para o aniversário do meu amor, que é bem pertinho do natal! Não gosto tanto de bolo de chocolate, prefiro os de massa branca, mas esse ficou muito bom! Fora que é um charme o fato de o bolo não levar cobertura e você poder ver o recheio dele!

Beijinho

Meu docinho preferido no mundo! Gosto mais até que brigadeiro! Amo tudo que tem coco, então só dessa receita levar esse ingrediente, já conquista meu coração! <3 Então, bora aprender a fazer!

Sorvete de coco [tipo industrial]

Nesse baita calor que está fazendo, vocês vão ver muitas receitas de sorvete por aqui! Como eu já disse, é a sobremesa que eu mais amo no mundo! E nunca terá jeito de enjoar, pois podemos experimentar vários sabores, colocar calda, chocolate, castanhas e por aí vai.