Bem, como eu prometi, fui para a cozinha nesse domingão!
Procurei uma receita em um livro que tenho aqui em casa, e eis que me surge essa: a tal da Ambrosia! Eu nunca comi uma comida de vó, mas pelo instinto, sei que essa é uma dessas!
Segundo a minha mãe, essa receita não se parece nem um pouco com a que o povo da roça fazia. Mas eu procurei em tudo o que é lugar, e em todos os lugares a receita era a mesma (ou quase). E minha mãe não sabia fazer também, então eu fiz a dita cuja do meu jeito.
E não é que deu certo?! Fica beem gostosinha, vale a pena fazer. A minha única frustração foi o rendimento. Da próxima vez, dobro a receita!
Ingredientes
1 lata de leite condensado1/2 litro de leite
50g de coco ralado (opcional)
2 pauzinhos de canela (opcional)
4 ovos
Modo de Preparo
Leve ao fogo o leite condensado,o leite e os pauzinhos de canela em uma panela bem funda. (Mas eu digo beem funda mesmo, aqui em casa eu fiz em um tacho. Isso ocorre porque caso faça o contrário, é certo que o seu doce vai entornar todo no fogão)!Bata as claras em neve, acrescente as gemas uma a uma e continue batendo até que a mistura fique bem leve. Despeje essa mistura no leite fervendo sem mexer. Deixe cozinhando em fogo baixo. Quando a parte debaixo já estiver cozida, corte em pedaços e vire-os para que todas as partes cozinhem por igual. Você pode optar por deixar seu doce mais molhadinho ou mais sequinho, depende de quanto tempo você vai deixar no fogo. Por último, coloque o coco ralado. Disponha o doce em uma compoteira e leve à geladeira. Sirva o doce gelado (caso contrário só vaio sentir gosto de ovo).
Comentários
Postar um comentário